As revisões automotivas são essenciais para manter o veículo em bom estado de funcionamento, manter a garantia do fabricante e prolongar sua vida útil. Durante essas revisões, são realizadas diversas inspeções e trocas de peças para garantir o perfeito desempenho do automóvel. A frequência das revisões e itens de troca ou verificação variam de acordo com o fabricante e o modelo do veículo. Os detalhes relacionados a cada revisão constam do manual do proprietário.
Embora os fabricantes especifiquem os itens de troca e/ou verificação numa revisão periódica, listamos neste artigo, os itens mais comuns para a maioria dos veículos em cada revisão. Assim, ao conhecer melhor tais itens, você estará mais preparado(a) para avaliar um orçamento de revisão do seu carro e questionar itens que, em teoria, não deveriam ser trocados 😉
10 mil quilômetros: - Troca de óleo e filtros: O óleo do motor é substituído juntamente com o filtro de óleo, filtro de ar e filtro de cabine.
(Esses itens são trocados em todas as revisões).
20 mil quilômetros: - Troca de filtro de combustível: Essa troca previne entupimentos e falhas no sistema de injeção.
- Verificação do sistema de arrefecimento: Nessa revisão, é realizada a verificação do líquido de arrefecimento, bem como a inspeção visual de mangueiras e radiador em busca de possíveis vazamentos.
30 mil quilômetros:
- Verificação do sistema de direção e suspensão: É feita a inspeção de componentes como buchas, terminais de direção e amortecedores, a fim de identificar desgastes ou falhas que possam comprometer o conforto e a estabilidade do veículo.
40 mil quilômetros: - Troca das velas de ignição: Aos 40 mil quilômetros, recomenda-se a substituição das velas para manter o bom desempenho do motor.
50 mil quilômetros: - Troca do fluido de freio: O fluido de freio deve ser substituído a cada dois anos ou de acordo com as recomendações do fabricante.
- Verificação da embreagem: Caso o veículo possua transmissão manual, a embreagem e o garfo são inspecionados para identificar desgastes e folgas. Se necessário, é feita a substituição das peças.
60 mil quilômetros: - Troca da correia dentada: A correia dentada é responsável por sincronizar o funcionamento do motor. Aos 60 mil quilômetros, recomenda-se a substituição preventiva da correia para evitar danos ao motor em caso de rompimento.
70 mil quilômetros: - Troca do fluido de transmissão: O fluido de transmissão é responsável pela lubrificação e pelo correto funcionamento do câmbio.
80 mil quilômetros:
- Verificação do sistema de ignição: São realizados testes nas bobinas de ignição, cabos e circuitos do sistema de ignição para garantir seu funcionamento correto.
90 mil quilômetros: - Verificação da bomba de combustível: Aos 90 mil quilômetros, recomenda-se a substituição da bomba de combustível para evitar problemas no fornecimento de combustível ao motor.
100 mil quilômetros
- Verificação geral do veículo: Essa revisão inclui uma verificação geral de todos os sistemas do veículo, incluindo motor, transmissão, suspensão, direção, freios, elétrica e eletrônica. Qualquer problema encontrado é solucionado durante essa revisão.
É importante ressaltar que as trocas e verificações mencionadas podem variar de acordo com o fabricante, o modelo do veículo e o tipo de condução, além das especificações do manual do proprietário.